Decreto de Nomeações 002/26 | Nomeações para o Estágio Pastoral | Diocese de Roma



PADRE EMANUEL ANDRADE

VICE-REITOR DO SEMINÁRIO ROMANO MAIOR MATER ECCLESIAE


Aos diletos sacerdotes, diáconos e a todo o Povo de Deus da Diocese de Roma, saúde e paz em Nosso Senhor Jesus Cristo.


      «O Estágio pastoral é uma etapa fundamental do processo formativo, atendendo às necessidades da Igreja, com especial atenção aos nossos irmãos seminaristas, a quem chegam essas nossas nomeações, tendo como intuito prover adequadamente à nossa igreja um serviço digno e frutuoso, a fim de que esses nossos irmãos possam ter uma maior participação na comunidade e no serviço à santa igreja, amparados por nossos pastores e colaboradores da ordem episcopal. Dessa forma, sustentados por nossa autoridade, concedida pela Sé Apostólica, decidimos por bem NOMEAR esses determinados seminaristas para o estágio pastoral nas paróquias e capelas da Diocese de Roma:


REGIÃO EPISCOPAL DE MONTI

Basílica de Santo Elias e Capela São João Paulo II

– Sem. André Portela

– Sem. Davi Amaral

Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Capela Nossa Senhora do Rosário

– Sem. Anthonny Rafael

– Sem. Mateo Pitt

– Sem. Lucas Wagner

Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Capela Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face

– Sem. Antônio Kauã

– Sem. Alberto Valaski

Paróquia São João Batista

– Sem. Célio Crisólogo

– Sem. Matheus Yago

Paróquia Imaculado Coração de Maria e Capela Nossa Senhora da Guia

– Sem. Eduardo Lucas

– Sem. Henrique Gabriel

– Sem. Willian Rafael


REGIÃO EPISCOPAL DE TREVI

Paróquia São Paulo Apóstolo

– Sem. Cássio Lucas

– Sem. Mateus Rodrigues

Paróquia Santo André e Capela Santo Antônio de Pádua

– Sem. João Pedro

– Sem. William Muller

Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, Capela do Santíssimo Salvador e Capela Nossa Senhora do Sagrado Coração

– Sem. Lucas Cavalcante

– Sem. Victor Vieira

          Esperamos promover uma distribuição equitativa, garantindo que cada paróquia receba um seminarista dedicado e comprometido com o serviço à comunidade local. Encorajamos a todos os párocos a receber calorosamente esses novos membros em suas comunidades, proporcionando-lhes apoio e orientação durante sua integração. Entendo que cada paróquia possui suas próprias necessidades e desafios únicos. Por isso, pedimos aos párocos que se empenhem em facilitar a transição dos seminaristas, oferecendo-lhes orientação espiritual, apoio pastoral e oportunidades de serviço na comunidade. Juntos, podemos cultivar um ambiente de comunhão e colaboração, fortalecendo assim a missão evangelizadora de nossa Diocese e promovendo o amor e a misericórdia de Cristo em nossas comunidades.

    Ressaltamos, ainda, que é esperado dos seminaristas nomeados para o estágio pastoral que realizem, ao longo de sua caminhada nas paróquias, no mínimo quatro atos litúrgicos (Terços, liturgia das horas...), bem como participem ativamente de celebrações da Palavra e da Santa Missa em nossa Diocese. Este compromisso visa proporcionar uma vivência espiritual e apostólica mais intensa e enriquecedora, contribuindo significativamente para sua formação humana, espiritual e pastoral.

As nomeações entrarão em vigor na data de sua publicação. Até não mandarmos o contrário se mantém e revoga todas as disposições contrárias.

Dado e passado em Roma, aos vinte e um dias do mês de janeiro do ano de dois mil e vinte e seis, Ano da Graça do Senhor.

Pe. Emanuel Andrade

Vice-Reitor do Seminário Romano Maior

Mater Ecclesiæ


Postagem Anterior Próxima Postagem